Possibilitar que pessoas com deficiência física pudessem sentir os ares do Parque das Nascentes, em Blumenau, foi o que motivou o grupo de montanhismo Chivunk a organizar uma ação no último domingo na cidade. Conforme a organização, cerca de 200 pessoas participaram de um trekking solidário, que levou 20 membros da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) ao topo do Morro do Sapo.

Continua depois da publicidade

A ideia de levá-los a 718 metros de altitude – em uma distância total de aproximadamente 4,5 quilômetros – surgiu após o grupo incorporar o aspecto social como um dos seus motes. Em novembro do ano passado, pessoas com deficiência visual membros da Associação dos Cegos do Vale do Itajaí já haviam subido o Spitzkopf, terceiro ponto mais alto da cidade. Conforme Rafael Ferreira, um dos participantes, o resultado “foi fantástico”:

– Ver pessoas com deficiência superando o desafio de subir uma montanha e desfrutando o prazer de alcançar o cume serviu de inspiração para o grupo adotar um braço social.

Duas das pessoas com deficiência fizeram o percurso com o apoio de cadeiras de rodas confeccionadas especialmente para essa utilidade. O resultado, no fim, foi espetacular. Nas fotos é possível ver a alegria em não somente estar em meio à natureza, como também pelo fato de conhecer uma região de Blumenau que é tão próxima, mas que ao mesmo tempo – por conta dos obstáculos – se tornava tão distante a eles.

Parabéns aos organizadores.

Continua depois da publicidade

Que mais ações como essa venham pela frente.