Da noite para o dia o vôlei feminino de Blumenau confirmou que vai disputar a Superliga B, a divisão de acesso à elite nacional. A equipe recebeu o convite da confederação brasileira (CBV) na quinta-feira da última semana, reuniu dirigentes e apoiadores no sábado e no domingo deu o OK à entidade. E mais: a estreia das blumenauenses é já neste sábado (25), contra Brasília-DF, fora de casa. Foi tudo muito rápido.
Continua depois da publicidade
O Bluvolei (clube que gere a modalidade no município) disputou a Superliga C, porém não conseguiu a vaga direta para a B. Com isso o time ficou monitorando alguma possível desistência, que em um primeiro momento não ocorreu. A equipe chegou a entrar em férias e até esfriou as negociações com possíveis atletas, mas a saída de um time do interior de São Paulo abriu espaço para que Blumenau disputasse a competição.
Foi todo mundo pego de surpresa, até mesmo o técnico Luis Henrique Mercante da Silva, que estava em Curitiba (PR) quando recebeu a informação do presidente do Bluvolei. Agora a diretoria corre contra o tempo para regularizar e inscrever atletas, comprar passagens, acertar a logística para o campeonato, quitar uma taxa junto à CBV e, claro, fazer uma minúscula pré-temporada antes do jogo contra Brasília, recém-rebaixado da Superliga e favoritíssimo para o título da competição.
Depois de enfrentar as brasilienses, o vôlei feminino de Blumenau volta a jogar fora de casa na segunda rodada, contra o Sport-PE, dia 1º de fevereiro. O primeiro confronto diante do torcedor será dia 8 de fevereiro, diante de São José dos Pinhais-SP, e a ideia é fazer uma rodada dupla no Galegão com o jogo da Apan Blumenau na Superliga.
Santa Catarina ainda terá outros dois representantes na Superliga B: Itajaí e Chapecó, que duelam na estreia da competição, também no próximo sábado.
Continua depois da publicidade