Estamos a uma semana do Natal e se você ainda não definiu o cardápio da ceia, faça o favor de incluir esta delícia que inventei por aqui: Copa-lombo Wellington. Esta é daquelas receitas que levam poucos ingredientes, são relativamente rápidas de fazer, não demandam muito empenho na cozinha e impressionam pelo resultado visual e a combinação de sabores.
Continua depois da publicidade
Para quem não manja dos paranauês, o Beef Wellington é um prato suuuper clássico da gastronomia, criado nos idos da década de 1960. Nele, uma peça de filé mignon é selada e depois envolvida por uma duxelle de cogumelos, presunto de Parma e massa folhada. O ideal é que a massa fique bem douradinha e crocante, sem pegar umidade da carne, que precisa estar mal passada ou no ponto. É um prato nível hard de fazer, exige muita precisão do cozinheiro e por isso mesmo é tão valorizado na gastronomia.
Mas aqui eu quis usar a inspiração do clássico para propor essa versão infinitamente mais rápida e moderninha. Para trazer um agridoce, fiz o chutney de manga que é o resumo da perfeição, mas você pode usar a geleia que você quiser. Se quiser mais algum acompanhamento, vai bem uma mousseline de batata baroa, ou uma farofa – para ficar no mood natalino.
Ingredientes:
Massa folhada – na quantidade suficiente para envolver a carne
Uma peça de copa-lombo defumada de cerca de 1kg
Continua depois da publicidade
Gergelim a gosto
Uma gema para pincelar
20g de manteiga
3 mangas picadas em cubos médios
1 cebola picada
1 xícara(s) de chá de vinagre de maçã
1 xícara(s) de chá de açúcar mascavo
1 pedaço de canela em pau
Um ramo de alecrim
2 cravos
1/2 pimenta-dedo-de-moça picada
Pimenta do reino e sal
Preparo:
Na véspera, coloque a peça de copa-lombo de molho para dessalgar um pouco. Deixe de 8h a 12h. Depois, retire a peça da água e seque com um papel toalha. Reserve.
Prepare o chutney: em uma panela, coloque a manteiga e doure a cebola e adicione os demais temperos e ervas. Adicione a manga, misture, acrescente o açúcar mascavo, o vinagre de maçã. Misture tudo, baixe o fogo de vá deixando reduzir até obter um ponto de geleia.
Separe 1/3 do chutney e passe em um mixer ou no liquidificador para deixar bem lisinho. Com essa porção, pincele a peça de copa-lombo por todos os lados. Abra a massa folhada e envolva a carne, fechando bem as pontas todas.
Faça uns riscos com as costas de uma faca, pincele uma gema e polvilhe um pouco de gergelim. Asse por 25 min a 190 °C ou até a massa assar bem e ficar dourada e crocante.
Continua depois da publicidade