A volta às aulas na pandemia do coronavírus em Santa Catarina repercute na Assembleia Legislativa. As visões divergentes têm surgido todas as semanas. O assunto volta e meia aparece nos discursos do parlamentares, seja com críticas ou apoio ao retorno das atividades nas escolas do Estado. Como exemplo, a coluna traz as opiniões de deputados estaduais com visões totalmente opostas e suas defesas sobre o assunto com uma comparação entre a reabertura das unidades escolas e shoppings. Ambos, em falas recentes, se utilizaram da mesma análise para se posicionar.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Na semana passada, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) fez duras críticas à volta das atividades escolares em Santa Catarina, marcadas para 13 de outubro. Durante a apresentação do plano de contingência para o retorno das aulas, em 9 de setembro, a parlamentar defendeu uma decisão “à luz da ciência, e não da opinião nem da pressão” e disse que “abrir escolas é diferente de abrir shopping center”:

— Sabemos que o retorno seguro só ocorrerá com a vacina, que pode demorar a chegar, é verdade. Mesmo assim, para que possamos voltar é necessário que haja estabilização da curva de contágio e números mais animadores – afirmou.

> Plano de volta às aulas em SC prevê uso de máscara e distanciamento nas escolas; confira detalhes

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, o deputado Bruno Souza (Novo) tem sido um dos principais defensores do retorno das atividades. Em plenário, nesta terça-feira, ele foi no sentido contrário na comparação com os estabelecimentos comerciais e chamou de hipocrisia defender a reabertura de bares, shoppings, academias e do transporte, mas manter as escolas fechadas.

— O que não quero é proibir os pais de fazerem a sua escolha. Temos que parar de condenar as crianças catarinenses ao atraso por conta da pressão de um grupo pequeno para que as aulas não voltem – destacou.

Leia também:

SC chega a 200 mil casos de coronavírus e 2569 mortes desde o início da pandemia

Parques aquáticos e complexos de águas termais podem reabrir em SC; veja as regras

Mesários farão concursos públicos em SC de graça; veja mais vantagens