Flagrantes de filas para a entrada em ônibus fizeram o Procon de Santa Catarina iniciar a notificação de empresas do transporte coletivo. O órgão pede a colocação de mais veículos em circulação por conta da volta às aulas presenciais, marcada para esta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, na rede estadual de ensino. Fiscais do Procon fizeram imagens de aglomerações em terminais da Grande Florianópolis nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Volta às aulas em SC: Estado libera 100% da capacidade das salas

As primeiras empresas notificadas ficam na região da Capital. A solicitação é para que elas aumentem a oferta da frota em relação à operação anterior à pandemia no Estado para garantir deslocamento mais seguros em termos de risco de contaminação. Além disso, o Procon quer a manutenção de uma frequência horária mínima para redução de filas e aglomerações no transporte coletivo.

Tire todas as suas dúvidas sobre a volta às aulas em Santa Catarina

Segundo Tiago Silva, diretor do órgão, a mesma notificação deve ser feita às empresas das demais regiões de Santa Catarina nos próximos dias. O Procon tem recebido um númer maior de reclamações sobre horários e a quantidade de veículos disponíveis. Há registros também de passageiros sentados lado a lado e muito em pé.

Continua depois da publicidade

O prazo é de 10 dias para que as empresas apresentem uma reposta ao órgão. Caso não sejam cumpridas as medidas enviadas no documento, o Procon pode enquadrar os envolvidos em sanções administrativas.

Leia também:

Volta às aulas em SC: datas, medidas de prevenção e tudo que você precisa saber