Vivemos uma epidemia de desinformação. A mentira se espalha rapidamente nas redes sociais e chega até o celular sem piedade. Em tempos de pandemia do coronavírus, então, o mal da fake news torna-se ainda mais grave. A vacinação contra a Covid é prova disso. O avanço da imunização esbarra justamente na resistência criada pelas mentiras divulgadas sem qualquer pudor.
Continua depois da publicidade
Saiba onde o passaporte da vacina é exigido em SC
Lutar contra a desinformação é complexo. Diferentes estudos acadêmicos tratam sobre o assunto. Mas há algo básico: o melhor remédio para a mentira é a verdade. Números que comprovem a eficácia da vacinação contra a Covid-19 precisam estar em evidência constantemente. Todo e qualquer dado que mostre a importância das vacinas é importante. Um deles foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina recentemente: taxa de óbitos entre idosos não vacinados ou com vacinação incompleta é 47 vezes maior em SC.
Esta informação é baseada no histórico real e completo dos casos registrados no Estado, e por isso deve ficar evidente para os catarinenses. Assim como a pessoa recebe mentiras diariamente no celular, ela precisa estar prevenida com o remédio para enfrentar a fake news. Nesta guerra contra a desinformação que custa vidas, é papel dos gestores públicos e da sociedade fazer com que a verdade chegue da forma mais rápida a todos.
A informação de que os idosos não vacinados morrem mais precisa fazer parte de campanhas do Estado e participar de discursos das autoridades. A ciência e o histórico das vacinas não deveria exigir tanta empenho para provar que a imunização salva vidas, mas vivemos tempos difíceis.
Continua depois da publicidade
Vivemos em um momento em que a verdade tem que competir por um espaço. Já que não há como fugir disso, precisamos enfrentar a guerra com o que temos de mais forte. Espera-se ainda mais por dados públicos sobre as vidas salvas no último ano desde que a vacina chegou aos braços do brasileiros. O caminho para vencer esta disputa é longo, mas a melhor arma contra a mentira nós já temos.
Leia também:
SC tem a maior taxa de ocupação em leitos de UTI adulto desde julho
Mais de 100 mil pessoas têm doses contra Covid em atraso em Florianópolis
Hemosc altera regras para doação de sangue de pessoas que tiveram Covid; confira