Enquanto o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (sem partido) participa da Cop26, na Escócia, a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr, também cumpre agenda fora do país. Desde esta segunda-feira (8), ela está em Dubai, nos Emirados Árabes. Lá ela participa da Expo 2020 de Dubai, apontado como o maior evento mundial desde o começo da pandemia.

Continua depois da publicidade

Os números da feira falam por si: o investimento para a montagem da estrutura foi de US$ 7 bilhões. No local estão expostas obras arquitetônicas e inovações tecnológicas de mais de 190 países. Daniela já divulgou dois vídeos em suas redes sociais nas últimas horas sobre a participação no evento. Por enquanto, nenhum encontro oficial com autoridades locais foi anunciado.

Segundo a vice-governadora, o papel dela em Dubai é “promover Santa Catarina, um lugar excelente para se investir”. Além disso, ela disse que pretende buscar as oportunidades que “o nosso Estado precisa”. A data de retorno de Daniela a SC ainda não foi divulgada oficialmente. Na próxima semana, dia 15 de novembro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, também deve estar na feira de Dubai.

Apesar dos vídeos divulgados pela vice-governadora com um discurso técnico sobre sua ida aos Emirados Árabes, a coluna apurou que a viagem foi articulada dentro do governo do Estado. Como Moisés iria para a Escócia e alguém teria que assumir o Centro Administrativo, a Casa Civil articulou para que ela também fizesse uma viagem internacional no período.

Com isso, Mauro de Nadal, o presidente da Alesc, assumiu a cadeira de governador interinamente. Essa articulação mostrou que ainda há resquícios do incômodo de Moisés com o tempo que Daniela comandou o Estado nos afastamentos dele nos processos de impeachment.

Continua depois da publicidade