Como a coluna havia antecipado, o vereador de Florianópolis Claudinei Marques (Republicanos) será o novo secretário de Desenvolvimento Social (SDS) do governo Carlos Moisés da Silva. A posse ocorre nesta quarta-feira (3), às 16h, a tempo de que ele participe da vinda do presidente Jair Bolsonaro a Florianópolis nesta quinta-feira (4) para a entrega de automóveis à assistência social. Com a confirmação do nome de Claudinei, ele será a nona pessoa a comandar a pasta nos últimos 10 anos.
Continua depois da publicidade
Desde o governo Raimundo Colombo, que começou em 2011, já foram nomeados secretários e secretárias de diferentes partidos e linhas de trabalho. Passaram pela pasta em 10 anos: Serafim Venzon, Geraldo Althoff, João José Cândido da Silva, Jorge Teixeira, Angela Albino, Valmir Comin, Romanna Remor e Maria Elisa de Caro, sendo esta última já no período do governo Moisés.
Bolsonaro vem a SC pela sexta vez e repete visita na academia da PRF em Florianópolis
Os números revelam uma despreocupação dos gestores estaduais com a pasta, que tem sido “rifada” politicamente. Pessoas ligadas à assistência social reclamam da falta de continuidade e da indicação de pessoas políticas sem ligação com o setor. Na prática, a secretaria trabalha com áreas fundamentais como atendimento aos mais necessitados, por exemplo.
A escolha de Claudinei tem forte vínculo com a igreja evangélica. Moisés quer agradar a bancada religiosa na Assembleia Legislativa (Alesc). O vereador é pastor na Igreja Universal em Florianópolis, assim como Sérgio Motta, também do Republicanos e deputado estadual.
Continua depois da publicidade
Até o final de 2020, Claudinei foi líder do governo Gean Loureiro (DEM) na Câmara de Vereadores. Com a sua saída, assume a cadeira do Republicanos no Legislativo da Capital o ex-vereador Marcelo da Intendência.