A situação da barragem de José Boiteux, que é a maior estrutura de contenção de cheias de Santa Catarina, é acompanhada de perto pelo governador Jorginho Mello (PL). Na manhã desta quinta-feira (5), ele entrou em contato com a coluna para falar sobre o assunto. Após assistir ao comentário deste colunista no Bom Dia SC, da NSC TV, Jorginho disse que o governo do Estado vai resolver o impasse que já dura 20 anos na região.

Continua depois da publicidade

SC descarta operar barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias do Estado

Nesta quarta-feira, a colega repórter do NSC Total Talita Catie publicou reportagem com a informação de que a Defesa Civil de Santa Catarina descartou a possibilidade de operar a barragem de José Boiteux nesta semana, mesmo em meio a enchentes no Vale do Itajaí. A estrutura é fundamental para controlar o nível do Rio Itajaí-Açu no Médio Vale. A equipe técnica concluiu não ser seguro fechar as comportas, o que deveria ter sido feito quando o rio alcançou os 6 metros em Blumenau, às 16h.

– Desde 2003 ninguém fez nada. Eu já fiz 10 reuniões lá (área indígena junto à barragem). Vamos fazer duas igrejas, casas, posto de saúde, vamos arrumar a estrada. Ninguém fez nada. Quem está se interessando de verdade sou eu – disse o governador em uma alusão aos 20 anos de gestões do governo do Estado.

O governador explica que todas as alterações no projeto precisam ser acordadas com o cacique da comunidade indígena local: “vamos resolver”, prometeu Jorginho. Segundo ele, até o final do ano começam as obras pedidas pelos indígenas. Em 2003, a Justiça Federal reconheceu a área para os povos originários e determinou ressarcimentos.

Continua depois da publicidade

– Os índios estão escaldados. Foram lá mentir 30 vezes para eles. Mandei agora resolver. Temos uma servidora da Defesa Civil que é indígena. Ela é a interlocutora com o cacique. Posso te dizer 100%, o único que está fazendo alguma coisa sou eu – finalizou Jorginho.

A barragem está sem maquinário para operação regular desde 2014, quando a estrutura foi depredada. De lá para cá, se falava em fechar e abrir as comportas com o uso de um caminhão hidráulico.

Leia mais

Enchente em Blumenau: Rio Itajaí-Açu deve atingir 9 metros nesta quarta, diz AlertaBlu

Família tira móveis de casa em Blumenau e usa enchente do passado como lição