A disputa por uma vaga de desembargador federal no Tribunal Região da 4ª Região (TRF4) no Quinto Constitucional da OAB tem auatro catarinenses inscritos. Entre eles está a advgada Ana Blasi, que a coluna destacou no começo de fevereiro o favoritismo dela na concorrência. Teoricamente, a vaga atual seria destinada a um profissional de Santa Catarina pelo acordo de rodízio com Rio Grande do Sul e Paraná, que são os outros Estados com representação no TRF4. No entanto, dos 23 inscritos no edital aberto pelo Conselho Federal da OAB-SC, há também 11 advogados gaúchos e oito paranaenses.
Continua depois da publicidade
Os catarinenses, além da Ana Blasi, são César Wolff, Marco Vinicius Pereira de Carvalho e Marco Luiz Rigoni. Como a coluna já detalhou, Ana sai com força da base advocactícia catarinense e deve ter respaldo no Conselho Federal, que na próxima etapa escolhe seis dos 23 anos para levar ao TRF4. Depois disso, os desembargadores apontam três advogados para a Lista Tríplice a ser analisada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Por conta disso, o advogado Marco Vinícius também mostra-se com força no processo. Ele atuou como assessor da ministra dos Direitos Humanos, da Mulher e da Família, Damares Alves.
Ex-presidente da OAB-RS na disputa
Já pelo Rio Grande do Sul e pelo Paraná também há nomes de força nos bastidores. O ex-presidente da OAB-RS, Marcelo Machado Bertoluci, está na disputa. Já no PR, o advogado Marcelo Gorski Borges tem recebido sinais de apoio como uma manifestação da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe).
Leia também:
Procura-se marqueteiro em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Pedrão volta ao Progressistas para concorrer nas Eleições 2022