O Ministério da Saúde indicou à secretaria de Saúde de Santa Catarina que fará envios semanais de doses da vacina contra a Covid-19 aos Estados. Isso deve ocorrer já a partir da próxima semana, segundo André Motta Ribeiro, secretário catarinense. A promessa do governo federal veio nesta quarta-feira (10), durante agenda de Motta Ribeiro em Brasília para discutir a vacinação em solo catarinense.

Continua depois da publicidade

SC não tem data para concluir primeiras fases de vacinação contra a Covid-19, diz secretário

– A ideia do ministério é receber essas doses diárias, foi verbalizado que é um pouco menos de 1 milhão, e depois de consolidado isso será enviado para os Estados. Provavelmente teremos uma remessa por semana a partir da semana que vem – explicou o secretário à coluna.

Até o final do mês de fevereiro, a secretaria conta com uma média de 50 mil a 60 mil doses por semana para os catarinenses. Depois, em março, o cenário deve mudar:

– Depois, no final de fevereiro e começo de março, a Fiocruz começa a produzir a Astrazeneca e vai se somar ao quantitativo diário. Temos uma promessa, que é o que imaginávamos, de vacinar 35% a 40% da população do Brasil.

Continua depois da publicidade

SC tem 96,9 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus

Nas agendas em Brasília, Motta Ribeiro cobrou um discrepância de 10 mil a 12 mil doses daquilo que deveria ter sido enviado. Segundo ele, o ministério compreendeu o cálculo e vai compensar o Estado nos próximos envios.