Os secretários municipais e o secretário de Estado da Saúde vão definir o começo oficial da vacinação dos adolescentes em Santa Catarina. Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) está marcada para estar terça-feira (24). Nela, haverá a definição dos procedimentos para que a aplicação dos imunizantes seja iniciada no Estado. Na última sexta-feira, como publicou o colega Raphael Faraco, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) já emitiu uma portaria para permitir que os restos da vacina da Pfizer, chamados de “xepa”, sejam usados nos adolescentes com comorbidades.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em entrevista ao programa Notícia na Manhã, da CBN Diário, afirmou que a proposta é que se avance imediatamente no grupo das comorbidades. No entanto, haverá uma lmitação: os municípios precisam ter cumprido as metas vacinais até os 18 anos.

Caso haja a batida do martelo para a entrada no grupo de adolescentes, a decisão será imediata, de acordo com o secretário. Com isso, a tendência é que na quarta-feira já exista a possibilidade de que municípios comecem a aplicação das doses nas idades entre 12 e 17 anos.

Terceira dose?

Ao ser perguntado sobre a aplicação de uma terceira dose em SC no grupo de idosos, Motta Ribeiro disse que é “provável” que isso venha a acontecer. Mas a decisão depende do Ministério da Saúde. Além disso, o secretário pondera: “Não há que se maginar terceira dose quando um percentual grande da população ainda não está imunizado para enfrentar uma doença infecto-contagiosa”.

Continua depois da publicidade

Ele lembra que as doenças virais são dessa forma, e exigem que cada ano ocorra uma nova vacinação para conter as variantes.

Leia também

Pastor indiciado por preconceito em SC usou termos como ‘lixo moral’ e ‘nojeira’ contra comunidade LGBTQIA+

Precisa renovar a CNH? Confira as datas

Bolsa Família 2021; confira o calendário

Semana com apenas 4 dias? Saiba como trabalhar menos e ganhar mais