A vacinação por idades em Santa Catarina deve começar com menos da metade das doses disponíveis. Na tarde desta quarta-feira (2), os gestores estaduais e municipais da Saúde vão discutir o formato para aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 a partir dos 59 anos para baixo. A proposta que está em pauta é o início com 30% das doses para as faixas etárias e 70% aos grupos prioritários, que continuam sendo vacinados.

Continua depois da publicidade

Vacinação por idade em SC será definida nesta quarta-feira

A confirmação depende do aval dos membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), composta pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e pelos secretários municipais. O encontro está marcado para as 15h desta quarta-feira.

Pela intenção de Motta Ribeiro, a vacinação a partir dos 59 anos tende a começar assim que houver a definição e deliberação da CIB. Entre os prefeitos catarinenses há resistência em relação ao percentual. Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, por exemplo, defende que seja 50%/50%.

PM de SC diz que não obrigará nenhum policial a tomar vacina contra Covid

Continua depois da publicidade

O martelo, entretanto, será batido pela CIB. A tendência de momento é que os 30% sejam aplicados para o começo da vacinação nas faixas etárias.

Leia também:

Uma em cada 10 pessoas em SC tomou as duas vacinas contra a Covid-19

Joinville abre pré-cadastro para vacinação de pessoas com mais de 40 anos contra a Covid-19

OMS aprova uso emergencial da vacina contra Covid-19 Coronavac; veja o que muda