Florianópolis teve as primeiras cirurgias feita por robôs nesta semana. Os procedimentos ocorreram no Hospital de Caridade, no Centro da Capital catarinense. De acordo com a direção da unidade, a estreia do equipamento ocorre em uma cirurgia do aparelho digestivo. A paciente teve alta na manhã do dia seguinto ao procedimento. O robô é considerado o mais avançado e inovador do mundo, utilizado em procedimentos minimamente invasivos.
Continua depois da publicidade
Atuaram no serviço pioneiro o médico Nicholas Kruel, auxiliado pelo médico Danton S. Corrêa, ambos especialistas em cirurgia do aparelho digestivo. A equipe também contou com a presença dos médicos cirurgiões Carlos Eduardo Domene e Marcelo Avella.

Também nesta semana, ocorreu mais uma cirurgia com o uso dos robôs. Ela foi feita pelo urologista Vicente Codagnone Neto. No procedimento, a equipe utilizou os equipamento no tratamento de câncer de próstata de um paciente. O robô cirúrgico foi adquirido pela própria unidade hospitalar para atender os casos de diversas especialidades médicas
Leia todas as notícias do NSC Total
Segundo o Codagnone Neto, diferente do procedimento tradicional, a cirurgia robótica é minimamente invasiva e permite que o paciente retorne mais rápido às suas atividades funcionais. Uma das vantagens é sangramento menor, além de menos risco de infecção para o paciente.
Continua depois da publicidade
Já durante o procedimento, os médicos consegue um aumento de 15 vezes da visão em 3D e facilidade em alcançar estruturas e órgãos de difícil acesso. A equipe de médicos responsáveis pelo procedimento urológico contou também com o médico anestesista Diego Codagnone e os urologistas Gabriel Slongo, Henrique Peres, Alberto Ambrogini e Gustavo Winter.
O equipamento
O robô Versius, que atua no Caridade, é fabricado em Cambridge, no Reino Unido, pela CRM Surgical, e oferece ao paciente uma série de vantagens para os procedimentos minimamente invasivos, como, uma recuperação mais rápida, com um tempo de internação menor, menores chances de infecção e sangramentos.
Correção
O texto acima foi corrigido para informar que o primeiro procedimento do Hospital de Caridade foi feito num caso de aparelho digestivo, e não do tratamento de urologia, que acabou sendo a segunda cirurgia com o equipamento inovador.
Leia também:
Florianópolis entra no nível vermelho para coronavírus no mapa de risco do Estado
Continua depois da publicidade
Florianópolis terá ponto de vacinação infantil da Covid em funcionamento até 21h