Como era de se esperar o governador Jorginho Mello (PL) prevê para a próxima semana um evento em que vai sancionar os projetos do Universidade Gratuita. Ele quer chamar deputados estaduais e representantes dos demais Poderes para que os textos virem lei e marquem um novo momento dentro do pagamento de bolsas no Estado. Ainda não há detalhes sobre local, dia e horário, mas o que se sabe é que Jorginho quer valorizar o momento.
Continua depois da publicidade
Governo de SC quer mudança no Universidade Gratuita após aprovação na Alesc
Junto com a festa, virá também o trabalho. O governo já trabalha para montar a estrutura burocrática do programa. Os decretos que regulamentam as bolsas foram feitos pela secretaria de Educação, que agora conversa com a Casa Civil e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O aval destes órgãos será levado ao governador para que os decretos já acompanhem a sanção das leis aprovadas na Assembleia Legislativa e Santa Catarina (Alesc).
Depois disso, vem o outro elo deste processo, que é a Acafe. As universidades também já se preparam do ponto de vista burocrático para que as bolsas possam ser efetivadas no segundo semestre. Apesar o início das atividades letivas ser em agosto, a tendência é que a gratuidade entre em prática em setembro. Isto já ocorre nas bolsas do Uniedu.
Com toda a estrutura burocrática concluída e o projeto iniciado, será importante que o governo esqueça a parte festiva e a promessa eleitoral feita pelo governador. O Universidade Gratuita deve e precisa ser acompanhado de perto para que se calcule os impactos práticos e se analisem as variáveis de entrada de alunos e formação. Isto é fundamental para uma política pública como é o programa.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Acafe prefere exigência de vacina a exame toxicológico no Universidade Gratuita de SC