Apesar de ainda não estar própria para banho, a água da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, já apresenta níveis de coliformes fecais abaixo do limite máximo estipulado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Segundo os padrões técnicos do órgão, o índice deve ser menor do que 800 em três exames consecutivos para que o ponto seja considerado próprio para banho.
Continua depois da publicidade
No último levantamento, feito em 29 de maio, o número foi de 285, bem abaixo do limite. Mas, como em março e abril os resultados foram de 1296 e 1670, respectivamente, ainda não é possível mudar a classificação da água da Beira-Mar Norte. Com isso, aos poucos o resultado da balneabilidade começa a aparecer.
Na quarta-feira (05), durante o lançamento da semana de conscientização ambiental, o prefeito Gean Loureiro vai falar sobre a condição do mar e também detalhar a intenção de engordamento da faixa de areia na região. O evento será a bordo de um barco.
Marina
O projeto da marina da Beira-Mar Norte já está no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foi entregue na segunda-feira (03) pelo prefeito Gean Loureiro. A expectativa dele é ter uma resposta em dois meses para depois lançar o edital de concessão do espaço. Para Gean a questão do local, que já foi questionada, está superada.
Dentro do documento que será analisado pelos conselheiros há interferência mínima do município. Ou seja, os empresários poderão apontar opções para o novo espaço. Há condicionantes como um tempo de 45 dias por ano para a prefeitura usar o local gratuitamente, além de vagas públicas para pescadores e embarcações de emergência.
Continua depois da publicidade
Cobrança
Cresce a pressão de entidades civis organizadas de Florianópolis por melhorias na SC-401. Depois de o Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha (Codeni) começar um movimento, foi a vez de o Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur) lançar a campanha “Por uma nova SC-401”.
O projeto terá divulgação nas redes sociais com vídeos que chamam a atenção para os problemas da rodovia. É bom lembrar que há uma licitação pronta há três anos para recuperar trecho da estrada, mas o governo esperar pela liberação de recursos de um financiamento.