Será na próxima terça-feira, 22 de março, o primeiro turno da eleição para a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Três chapas estão na disputa: Universidade Presente, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice-reitora; UFSC Sempre, com Édson Roberto De Pieri para reitor e Marcela Veiros para vice-reitora; e UFSC Viva, com Cátia Carvalho Pinto para reitora e Rodrigo Moretti para vice-reitor.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A votação do primeiro turno será somente pelo sistema virtual do e-democracia. O segundo turno, que será em 26 de abril, ocorre de forma presencial. Nesta quinta-feira (17), um debate virtual será feito entre os três candidatos a reitor. O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da TV UFSC, às 19h.

Preocupação nos bastidores

O ambiente universitário, como não poderia ser diferente, está agitado por conta da disputa pela reitoria. Uma das principais preocupações é com a decisão final do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Ele recebe um lista tríplice enviada pela universidade, e depois indica o reitor para assumir o comando da instituição.

No entanto, Bolsonaro não é muito de seguir as tradições. Por isso, a indicação do eleito fica ameaçada.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Paulinho Bornhausen caminha para o PSD

Moisés chegou ao Republicanos, Topázio saiu

IPVA e multas agora podem ser pagos em 12 vezes em SC; veja os detalhes