O plano de turismo de Florianópolis e região lançado na última semana dá uma nova perspectiva para o setor bastante atingido pela pandemia. A ideia do Fortur, que reúne entidades da Grande Florianópolis, é retomar as atividades turísticas com força, incluindo divulgação, estratégias de marketing e projetos dos municípios. Pelas sondagens atuais, as perspectivas para o próximo verão são positivas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os primeiros levantamentos feitos pela secretaria de Turismo de Florianópolis mostram um aumento na procura da Capital como destino. Hotéis de Jurerê Internacional, por exemplo, dizem ter registrado em 2021 o melhor julho dos últimos anos em ocupação. A procura nos sites de busca também apresentou considerável melhora. E a tendência é que isso se represente em vinda de turistas na próxima temporada de verão.
O trade turístico entende que será um período marcado por visitantes nacionais. Mesmo assim, a Floripa Airport, administradora do aeroporto Hercílio Luz, traçou uma estratégia para capter turistas internacionais. O foco estará no Chile, que diferentemente da Argentina, abriu as fronteiras para o Brasil. Segundo o CEO da Zurich Airport, Ricardo Gesse, os chilenos devem ser a maior parte dos visitantes que virão de fora do país.
Por conta disso, uma das novas estratégias da campanha da retomada do Fortur será a divulgação do potencial de Florianópolis no Chile. A companhia aérea Sky, que em anos anteriores fez voos diretos entre Santiago e a Capital catarinense, ainda não confirmou a rota. Mas a ideia da Floripa Airport é fortalecer os laços para que a confirmação ocorra.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Nova companhia começa voos em Florianópolis; empresa agora quer operar ônibus em SC
Busca por intercâmbio nos EUA cresce; saiba quem pode e como solicitar o visto de estudante