Durante a conversa com empresários, na manhã desta sexta-feira (18), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o governador eleito, Jorginho Mello (PL), fez um anúncio. Ele disse que pretende começar em 2023 a obra do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte. O projeto, diz Jorginho, está concluído.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A proposta de um túnel subaquático para ligar Itajaí e Navegantes, no leito do Rio Itajaí-Açu, prevê o uso de uma técnica chamada de túnel imerso, conforme publicado pela colega Dagmara Spautz. O mesmo modelo é avaliado para a construção de um túnel ligando Santos a Guarujá, no Litoral de São Paulo. Em regiões portuárias, como Santos e Itajaí-Navegantes, o diferencial do túnel é a possibilidade de garantir a mobilidade urbana sem atrapalhar o vaivém dos navios.
O projeto de construção avançou nos últimos dias com o pedido de financiamento internacional, em um pacote de US$ 500 mil para obras de mobilidade urbana na região da Foz do Itajaí-Açu. Só para o túnel, que deverá ter 300 metros de comprimento, a previsão de gastos é de US$ 200 milhões.
Na metade deste ano, o Estado contratou o projeto através da secretaria de Infraestrutura. Assim, caberá ao Estado executar a obra.
Continua depois da publicidade