Com o Contorno Viário previsto para ser entregue até julho de 2024, a tendência é que o gargalo de trânsito entre Biguaçu e Palhoça, na Grande Florianópolis, seja resolvido. As projeções são de que 30% do fluxo atual da BR-101 seja transferido para a nova estrutura, que terá 50 quilômetros. Com isto, abre-se a necessidade de investimento em outro ponto da região que continua e continuará gerando filas: o Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Continua depois da publicidade

As 11 cidades de SC que vão receber apartamentos da nova fase do Minha Casa, Minha Vida

Nos últimos feriados, a BR-101 teve fluxo parado por conta de intercorrências naquele ponto da rodovia. Há anos, está parado – assim como fica o trânsito volta e meia por lá – o projeto do túnel previsto pelo governo federal para o Morro. No entanto, a tendência é que a proposta volte a ser discutida e possa sair do papel. A Arteris Litoral Sul vai enviar ao Ministério dos Transportes a possibilidade da obra para a resolução do trânsito naquele local.

Além do túnel, a concessionária também incluirá uma opção de terceira faixa. No caso do túnel, o impacto na aldeia indígena existente na região é considerada bem menor, o que evitaria maior impasses para a liberação. Por outro lado, a terceira faixa traria supressão de área indígena, uma preocupação para as discussões.

A discussão será feita na repactuação do contrato de concessão da BR-101 Norte, em Santa Catarina. Até o final do ano, a empresa precisa enviar o pedido oficial ao governo federal, que será o responsável por dar o aval ao “novo contrato”, como está sendo chamado o modelo nos bastidores. Caso ele seja aceito, a Arteris terá 15 anos a mais de concessão. Atualmente, ele encerraria no ano de 2032, e passaria para 2047.

Continua depois da publicidade

VEJA ABAIXO FOTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MORRO DOS CAVALOS:

Leia também:

FOTOS: Quase totalmente interligado, Contorno Viário terá inauguração de viaduto