Os motoristas que trafegam pela BR-101, em Santa Catarina, ficaram reféns do Morro dos Cavalos nas últimas semanas. Diante dos deslizamentos no local, o trânsito foi bloqueado por prevenção, um problema que se arrasta historicamente. A melhor das soluções, entretanto, está parada. O projeto do túnel do Morro dos Cavalos estava previsto na duplicação da 101, que foi concluída em 2016, mas ficou de fora das execuções.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Foram inúmeras as dificuldades. Elas passaram por questões orçamentárias, como a falta dos recursos suficientes para a obra, e também pelo impasse com os indígenas que moram na região. E assim, ao longo dos anos, o projeto foi parando. A coluna procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina (Dnit-SC), mas o órgão disse que o assunto não era tratado internamente.

Com a posse da nova bancada federal catarinense no começo de 2023, será um momento propício para que os parlamentares recuperem o projeto. Santa Catarina não pode mais ficar refém de uma estrutura que historicamente pede por melhorias.

Mais do que recuperar o ponto de deslizamento, já passou do tempo de trazer de volta a proposta do túnel. Para isto, o Estado precisa de uma discussão madura sobre o assunto que possibilite a execução das obras.

Continua depois da publicidade

O trânsito do Morro dos Cavalos não afeta somente a Grande Florianópolis, o que seria motivo para uma reação urgente, mas todas as ligações do Estado. Isto mostra que problema exige envolvimento de lideranças políticas de todas as partes de SC.

Leia também:

Morro dos Cavalos, na BR-101, tem liberação “provisória” após trégua das chuvas em SC