Depois da forte repercussão do deslizamento que trancou o Morro dos Cavalos, na BR-101, em abril, o Ministério dos Transportes já cogita, efetivamente, retirar do papel a ideia de um túnel na região. Prova disto é que o ministro Renan Filho fez um pedido para a Arteris Litoral Sul, concessionária do trecho, analisar a possibilidade de construção da estrutura. Não será ainda um projeto executivo que possibilite a obra, mas sim uma “análise”, segundo apurado pela coluna. Entretanto, o fato é relevante porque o túnel passa a ter um caminho viável. Até então, o projeto estava parado, “sem pai nem mãe”.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Informações de bastidores apontam que o custo seria em torno de R$ 2,5 bilhões, a depender da extensão e da localização do túnel. Entretanto, o valor pode estar desatualizado ou ser abaixo disto. A intenção do governo federal é ter a análise concluída para que ela possa fazer parte das discussões da otimização do contrato de concessão, que deve se intensificar nos próximos meses.

Diferentes obras serão elencadas pelo ministério dos Transportes. Depois, o governo fará um grande pacote de projetos que será levado para a discussão com lideranças civis e políticas. Com a definição do que Santa Catarina quer para a BR-101 daqui para frente, o ministério definirá um valor total de investimentos na rodovia para que isto seja colocado ao mercado de concessionárias.

Caso alguma empresa esteja disposta a assumir os serviços por um valor de pedágio inferior ao das demais concorrentes, ela assumirá a concessão. Entretanto, a Arteris Litoral Sul terá que ser indenizada pelos valores que teria a receber até o final do contrato dela, que é 2033.

Continua depois da publicidade

As discussões devem se intensificar nas próximas semanas, com necessidade de que as lideranças de SC tomem frente.

Veja abaixo as fotos do deslizamento de abril que trancou a BR-101: