Anunciada pelo governo do Estado, a obra de terceira faixa e adaptações na SC-401, em Florianópolis, está descartada como solução de curtíssimo prazo. Basta ver o cronograma desenhado pela secretaria de Infraestrutura (SIE). A licitação ainda nem sequer foi lançada, o que deve ocorrer em até dois meses. Caso isto se confirme, o edital será publicado em outubro, quase novembro. A licitação deve ser concluída somente no final de dezembro, com chance de ficar para 2025. Como nenhuma obra é feita na rodovia durante a temporada de verão, os trabalhos devem começar somente depois de março do ano que vem. A secretaria, por outro lado, afirma que pretende agir para amenizar o cenário de filas constantes na rodovia, principalmente em casos de veículos quebrados e acidentes.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A pasta diz que o secretário, Jerry Comper, já fez reuniões com a equipe técnica para tratar do tema. Sobre o ponto específico dos guinchos, já há uma definição. A SIE diz que um veículo de resgate, acionado através do Contrato de Conservação e Manutenção, esteve de prontidão na SC-401 durante a temporada passada e segue disponível para agilizar a liberação do tráfego quando necessário.
O processo licitatório para contratação permanente de serviços de guincho, não só na SC-401, como também na cabeceira das pontes de ligação entre o Continente e Ilha de Santa Catarina, já está montado e deve ser lançado em setembro.
Nos próximos dias, Jerry Comper deve sentar com o comando da PMRv para avaliar ações em conjunto que possam minimizar os históricos transtornos decorrentes do aumento exponencial do número de veículos durante o verão em Florianópolis.
Continua depois da publicidade