O impacto do tráfico de drogas na cadeia da criminalidade está representado pelos números de pedidos de habeas corpus que entram no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).

Continua depois da publicidade

Levantamento do desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do TJ-SC, mostra que em somente duas das cinco câmaras criminais do órgão os recursos ligados a esse tipo de crime representam 60% do fluxo total deste mês de janeiro.

Na 2ª Câmara Criminal, por exemplo, dos 16 habeas corpus pedidos, 10 deles são de tráfico de drogas. Na 3ª Câmara, dos 29 recursos pedido a favor de acusados ou indiciados, 18 deles são relativos a crimes de entorpecentes.

O desembargador lembra que o aumento do tráfico fomenta outros crimes como furtos, roubos, homicídios, latrocínios e receptação, que representam os outros 40% da estatística. Em torno das drogas ainda gira o porte ilegal de armas, segundo Brüggemann, manejado para a proteção do tráfico e a luta por espaços contra facções rivais.
 

Continua depois da publicidade