A primeira pesquisa eleitoral divulgada pela NSC/Quaest, nesta terça-feira (27), dá o tom do que será visto nas próximas semanas de campanha eleitoral em Florianópolis. A liderança de Topázio Neto (PSD), com 40%, confirma o favoritismo esperado neste começo de corrida, dando a ele uma possibilidade de buscar a vitória em primeiro turno, no dia 6 de outubro. Os adversários, entretanto, devem se agarrar no cenário atual, que ainda não faz a eleição terminar somente numa fase, para buscarem o segundo turno.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os primeiros dias da campanha em rádio e TV vão ajudar a consolidar o cenário das próximas semanas. Com os resultados da pesquisa NSC/Quaest, a tendência é que Topázio intensifique o discurso da vitória no dia 6. Os demais candidatos devem fortalecer a busca por uma vaga no segundo turno.
A disputa será mais intensa entre Dário Berger (PSDB) e Marquito (PSOL), que aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Esta já era um possibilidade de bastidores desde a pré-campanha, que fica ainda mais fortalecida após a divulgação da pesquisa.
Para Lela (PT) e Pedrão (Progressistas) o desafio será de se aproximar dos demais adversários para buscar votos que evitem o fim da eleição em primeiro turno e ainda tentar ficar com a vaga no segundo turno junto com Topázio. A título de comparação, em 2020, a primeira pesquisa Ibope divulgada pela NSC mostrou que o então prefeito da Capital, Gean Loureiro, liderava com 44%. Naquele ano, ele venceu em primeiro turno.
Continua depois da publicidade
A pesquisa divulgada nesta terça-feira (27) foi contratada com exclusividade pela NSC e ouviu 852 pessoas entre 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC08197/2024.