Divulgada neste sábado pela NSC TV, a terceira pesquisa Quaest para a eleição da prefeitura de Florianópolis confirma o que se esperava nesta reta final de campanha. Topazio (PSD) está beliscando a vitória já neste domingo, 6 de outubro, o que terminaria com a disputa na Capital catarinense sem a necessidade de segundo turno. Ao mesmo tempo, Marquito (PSOL) consolidou-se na segunda posição, se estabelecendo como principal interessado em empurrar a eleição para 27 de outubro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O candidato do PSOL se desgrudou do percentual de Dário (PSDB), que diminuiu novamente o percentual, assim como já havia ocorrido entre a primeira e segunda pesquisas NSC/Quaest. Os bastidores já indicavam uma redução no indicativo de votos para o tucano nesta reta final de eleição. Antes favorito para compor um eventual segundo turno com Topazio, Dário passou para a terceira colocação e com Lela (PT) se aproximando. Já Pedrão manteve-se na média que vinha apresentando ao longo das pesquisas.

Com o levantamento divulgado neste sábado (5), fica ainda mais claro que o domingo estará baseado em responder se Florianópolis terá, assim como em 2020, uma eleição definida em primeira turno. Topazio vem em crescimento ao longo das semanas, ainda não o suficiente para garantir uma corrida resolvida em 6 de outubro, mas com garantias de que ele está apto a brigar por isso.

Em contrapartida, Marquito mostra evolução e as credenciais para tentar evitar que Topazio comemore por completo neste domingo (6). Nos bastidores, pessoas ligadas ao PSOL estão otimistas por acreditarem que será possível chega ao segundo turno.

Continua depois da publicidade

Pelos números atuais, entretanto, o pessedista está mais próximo das próprias pretensões do que o candidato de esquerda. As próximas horas serão decisivas para que o quadro seja totalmente desenhado.