Foram pelo menos seis anos de idas e vindas, tantos nos Tribunais como nos bastidores. Nesta sexta-feira (4), encerrou-se a mais longa novela envolvendo o Judiciário e a advocacia de Santa Catarina. Alex Santore tornou-se, oficialmente, desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). A posse ocorreu na noite desta sexta-feira (4), diante de um auditório lotado, na sede do TJ-SC, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Quem é o novo desembargador de SC que toma posse seis anos após ser nomeado
O evento foi bastante prestigiado por representantes do Judiciário e da advocacia. O cenário contrastou com a batalha que Santore enfrentou nos últimos seis anos. Originário do Quinto Constitucional da advocacia, ele teve a nomeação feita pela primeira vez em 2017 em ato do governador Raimundo Colombo. No entanto, a pedido da OAB-SC, à época, o ato foi desfeito pelo governador Eduardo Pinho Moreira. A Ordem alegava que Santore não tinha cumprido um dos requisitos necessários para a disputa da vaga ao TJ-SC.
O advogado, então, começou a batalha na Justiça. Foram inúmeras decisões no TRF4, STJ e STF. Por último, recentemente, o ministro do STF Edson Fachin encerrou as discussões. A OAB não recorreu mais dentro do processo e o TJ-SC cumpriu a determinação do Supremo de que a decisão inicial do TRF4 fosse cumprida para a posse de Santore.
No discurso da noite desta sexta-feira, o novo desembargador do TJ-SC reservou-se a agradecer a quem o ajudou na trajetória ao longo da carreira. Sem evitar polêmicas ou lembranças do que ocorreu nos últimos seis anos, Santore fez uma fala leve e olhando para o futuro.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Seis anos após ser nomeado, advogado toma posse como desembargador em SC