Há seis anos, quando a Uber chegou a Florianópolis, o transporte por aplicativo deu seus primeiros passos em Santa Catarina. À época, o serviço tornou-se uma febre por oferecer mais mobilidade e facilidade no acesso aos deslocamentos. Em paralelo, os táxis eram criticados justamente por pontos que os carros de aplicativo trariam como novidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com o passar dos anos, outras empresas foram se especializando no mesmo serviço e se espalhando por SC. No entanto, o preço dos combustíveis e a reclamação dos motoristas sobre os valores pagos pelos aplicativos colocam atualmente a funcionalidade dentro de uma crise.

Em contrapartida, os táxis voltam a ficar em evidência como principal opção que entrega a previsibilidade agora perdido pelos aplicativos. Em Florianópolis, por exemplo, há muitas reclamações sobre a demora para se conseguir um carro por ferramentas como a Uber.

Passageiros criticam também os constantes cancelamentos, além de alegarem que os condutores “escolhem corridas”, algo que até o começo da operação dos aplicativos era uma das críticas aos táxis. Coincidentemente, agora o cenário se inverteu. Os táxis é que passam segurança em efetividade para os passageiros, e voltam a ficar em evidência.

Continua depois da publicidade

Efeitos na mobilidade

O declínio dos aplicativos abre uma nova frente de discussão sobre mobilidade urbana em SC. Com a diminuição de veículos em circulação, há o risco de que a clandestinidade no transporte aumente. Para isso é importante que as prefeituras estejam presentes na fiscalização e na orientação.

Ao mesmo tempo, abre-se uma nova possibilidade de que os táxis mostrem ter aprendido a lição do mercado nos últimos anos de que precisam se adapatar ao novo momento, além de atender às novas expectativas dos passageiros. O bom e velho serviço ainda mostra-se importante e tem tudo para se consolidar caso tenha entendido o recado dos usuários.

Leia também:

Mapa mostra qual era a rota de avião desaparecido na Argentina e onde ele fez último contato

Vídeos mostram buscas aéreas pelo avião desaparecido na Argentina

Vídeo mostra avião com brasileiros pouco antes de sumiço na Argentina, diz jornal local