Um tema sensível virou motivo de impasse entre dois dos principais governadores presentes no encontro dos Estados do Sul e Sudeste, em Florianópolis, nesta sexta-feira (22). A divisão dos grupos temáticos, para cada um dos Estados, fez com que Tarcísio Freitas, governador de São Paulo, e Claudio Castro, estivessem em lados opostos no debate. Ambos queriam coordenar a área de segurança pública dentro do Consórcio dos Estados do Sul e Sudeste (Cosud). O outro tema que ainda estava sem “dono” era desenvolvimento humano.

Continua depois da publicidade

Ao todo, são sete Estados e sete áreas temáticas. Ficou definido que cada Estado comandaria uma área. Santa Catarina, por exemplo, ficou com o Meio Ambiente e Defesa Civil. Na hora da definição da segurança, entretanto, não houve um martelo batido. Isto foi durante a reunião que ocorreu na parte da manhã. Ao final, os governadores fizeram um acordo de que debateriam o impasse no almoço.

Os sete representantes dos Estados se reuniram no Rancho do Pescador, restaurante do Costão do Santinho que fica na beira da praia. Foi o local escolhido para que o impasse fosse resolvido.

No entanto, até o final da tarde ainda havia uma solução, mesmo com a retomada dos trabalhos. A decisão deve ocorrer até este sábado, quando termina a edição do Cosud em Florianópolis.

Continua depois da publicidade