Os atendimentos respiratórios de emergência para adultos no HU da UFSC estão suspensos. O Hospital Unviersitário emitiu um comunicado nesta quinta-feira (18) sobre a decisão por conta da superlotação na unidade diante do coronavírus. O documento foi enviado à reitoria da universidade. Ele leva em consideração a ocupação máxima do espaço destinado às emergências respiratórias, incluindo a presença de pacientes em estado grave precisando de UTI.
Continua depois da publicidade
Vacina em SC: Esperança e incerteza marcam primeiro mês da imunização contra o coronavírus
Segundo o HU, não há vagas de UTI Covid. Por isso os atendimentos foram suspensos às 17h desta quinta-feira. “Informamos que tal medida visa a garantir a segurança dos pacientes que se encontram em atendimento na emergência”, afirma o hospital.
O comunicado ainda diz que a situação está sendo monitorada e, tão logo seja normalizada, as consultas serão normalizadas.
Quadro preocupante na Grande Florianópolis
Os prefeitos da Grande Florianópolis vão debater a situação do novo coronavírus na região nesta sexta-feira (19). O encontro será dentro da agenda da Associação dos Municípios da Região (Granfpolis), às 9h. O assunto será levado pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro.
Continua depois da publicidade
Devem ser debatidas regras conjuntas e também a ocupação de leitos de UTI. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, foi convidado e deve participar.