Providencial o trabalho da prefeitura de Florianópolis, nesta semana, que flagrou irregularidades na ligação de esgoto no bairro Novo Campeche, no Sul da Ilha. Dos 18 prédios analisados, 15 apresentavam estações de tratamento fora dos parâmetros exigidos. Assim, surge um grave alerta para a região que ainda cresce em ocupação territorial, um alerta que vem com precente perigoso: o Norte da Ilha.

Continua depois da publicidade

Florianópolis vai financiar ligações a rede de esgoto por melhora na balneabilidade

A atual temporada de verão está marcada pelos problemas relacionados ao esgoto irregular. Praias inteiras ficaram semanas impróprias para banho por conta das ligações irregulares, além do surto de virose registrado, principalmente, nas praias do Norte da Ilha. Comprova-se, então, que aquela região da cidade teve um crescimento desornenado e sem a preocupação ideal com o saneamento básico.

Ao Sul da Ilha cabe mais rigor. A prefeitura colocou em prática o Pacto Pelo Saneamento, mas também tem o desafio de ser mais incisiva nas liberações de obras futuras. Um dos grandes problemas do Norte foi justamente o fato de que prédios se instalaram e o saneamento não esteve em primeiro problema.

O sinal vermelho para os bairros do Sul está aceso. Resta ao poder público e aos moradores agir agora, caso contrário não haverá mais tempo para reagir, como já se percebe no Norte.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Florianópolis lança plano de ação de saneamento básico após índices ruins de balneabilidade