A trajetória da Zurich Airport no Brasil, que começou em 2017 com a vitória do leilão de concessão do aeroporto de Florianópolis, aumentou nesta sexta-feira (19). Os suíços venceram a disputa pela administração do aeroporto de Natal (RN). A empresa venceu a XP Asset por uma diferença de R$ 1. O lance final dos suíços foi de R$ 320.000.012,00. Assim, o terminal potiguar torna-se o quarto do portifólio da empresa no Brasil com administração de 100% das estruturas. São eles: Florianópolis, Macaé, Vitória e, agora, Natal. Em Confins, Belo Horizonte, a Zurich tem participação na administração.
Continua depois da publicidade
Após a assinatura do contrato de concessão, a Zurich Airport passará a deter 100% do aeroporto e irá operá-lo por um período de concessão de 30 anos. Não são necessários investimentos de expansão durante o período de concessão, mas investimentos de manutenção estão previstos, segundo a empresa. O terminal já havia sido licitado e passou por um processo relicitação.
Atualmente, o aeroporto tem capacidade para cerca de 6,5 milhões de passageiros por ano. A transferência da responsabilidade operacional está prevista para o início de 2024.
Segundo apurado pela coluna, os suíços se baseiam no trabalho feito em Florianópolis para implantar a administração nos demais terminais da companhia no Brasil.
Continua depois da publicidade