Os bastidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) já se movimentam de olho nas eleições para a presidência do órgão, previstas para dezembro deste ano. O desembargador e atual presidente, João Henrique Blasi, vai completar dois anos de mandato e se despedir da cadeira. Por conta disto, os movimentos se desenham em torno de um nome, cotado como favorito. É o desembargador Francisco de Oliveira Neto.

Continua depois da publicidade

O grupo que atualmente comanda o TJ-SC tenta um consenso em torno de Oliveira Neto. As conversas estão em andamento. Blasi tenta construir uma forma com que não haja disputa dentro do órgão. Como a gestão dele é elogiada interna e externamente, além de que ele se consolida para disputar uma vaga ao STJ nos próximos meses, a tendência é que o consenso se construa.

Além disso, o atual presidente do TJ já sinalizou nos bastidores para outro movimento que agradou aos colegas. Mesmo que não consiga a vaga ao STJ, Blasi pretende deixar a presidência alguns meses antes para que o atual vice dele, o desembargador Altamiro de Oliveira, possa comandar o Judiciário catarinense na reta final do mandato em reconhecimento ao trabalho e à trajetória do magistrado.

Caso o atual presidente consiga a vaga ao STJ, naturalmente a cadeira será de Altamiro até o final do ano, quando ocorrerá a nova eleição.

Continua depois da publicidade