O STJ negou mais uma liminar da defesa de Nelson Castello Branco Nappi Junior, considerado o epicentro da operação Alcatraz. Ele está preso desde 30 de maio. O ex-secretário-adjunto de Administração do Estado alegou que a primeira e a segunda instância descumpriram a decisão do ministro presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu investigações originadas de informações de órgãos de controle sem autorização judicial. O ministro do STJ Joel Paciornik, no entanto, em decisão de quinta-feira, negou a liminar.

Continua depois da publicidade

No STF

Diante da negativa no STJ, a defesa de Nappi Junior foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) com outro recurso na tentativa de soltá-lo. O pedido de habeas corpus está sob a relatoria do ministro Luiz Edson Fachin. O ex-secretário está preso no presídio de Florianópolis, na Agronômica.

Aliás

Os defensores dos envolvidos na operação Alcatraz tiveram todas as suas tentativas de soltar os presos frustradas nas três instâncias. Com pouco mais de dois meses da ação da Polícia Federal (PF), sete pessoas estão detidas em cadeias e uma em prisão domiciliar. Nem mesmo a decisão de Dias Toffoli foi capaz de mudar até o momento os posicionamentos de juízes, desembargadores e ministro.

Continua depois da publicidade