O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou a tentativa de um catarinense de ficar com R$ 167 milhões que não existiram. Explico: em dezembro de 1998, ele recebeu informes do Imposto de Renda em que constava em sua conta o valor milionário. E assim ficou por cinco anos. O banco, entretanto, disse que houve um erro na informação para os correntistas. E, na verdade, a quantia milionária nunca existiu nem ficou disponível na conta do cliente.

Continua depois da publicidade

Professores

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) encaminhou uma representação à 25ª Promotoria da Capital que questiona a quantidade de professores ACTs no quadro da secretaria de Estado da Educação. Segundo ela, os temporários correspondem a 54% da categoria: “se você tem mais da metade do quadro de ACTs, não há equipe permanente, há dificuldade para conhecer a comunidade os alunos”. A deputada pede que seja firmado um termo para que o Estado regularize a situação e contrate efetivos.

O que diz a secretaria

O MP-SC confirmou que a 25ª Promotoria recebeu o documento e abriu uma notícia de fato. O promotor responsável tem 30 dias para se posicionar. O secretário de Educação, Nataliano Uggioni, contesta os números e diz que ao se olhar o quadro de ACTs que fazem 40 horas, o índice cai significativamente. Segundo ele, há 17% dos efetivos afastados da função em licença médica. Uggioni admite a necessidade de contratação de servidores, também por conta de aposentadorias, mas isso depende do aval do governo.

Os melhores

O Queijo de Ovelha Extracurado, da Gran Paladare, de Chapecó, ganhou o prêmio Super Ouro por empate técnico com outros dois de Minas Gerais na premiação Queijo Brasil, que escolheu os melhores artesanais, na semana passada, na Capital.

Continua depois da publicidade

Chamamento

A secretaria de Administração do Estado abriu um chamamento para profissionais da área da comunicação para a subcomissão técnica que julgará as propostas das empresas interessadas na licitação de publicidade do governo. As inscrições seguem até segunda-feira.

Pelo celular

O Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM, terá aulas gratuitas de produção de documentários pelo smartphone. As aulas serão nos dias 29 de setembro e 2 de outubro.