Está marcada para as 9h desta quarta-feira (23), em Brasília, a votação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a formação da lista com quatro nomes que será enviada a Lula (PT) para a definição de dois novos ministros do órgão. O catarinense e presidente do TJ-SC, João Henrique Blasi, está na disputa, que vem bastante acirrada nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Nomes da Bahia, Rio de Janeiro e de São Paulo, como o desembargador Carlos Von Adamek, aparecem com força para brigar pelo espaço na lista. As articulações nos últimos dias foram intensas em Brasília. Blasi, por exemplo, rodou os gabinetes dos ministros do STJ pedindo apoio. Assim também fizeram os demais candidatos.

Uma das vagas abertas era ocupada pelo catarinense Jorge Mussi, que se aposentou no começo deste ano. Tradicionalmente, o STJ faz uma Lista Tríplice para cada vaga. No entanto, como duas vagas para desembargadores do Tribunais de Justiça dos Estados estão abertas, o órgão fez uma adaptação para não repetir os processos e definir os nomes em uma só vez.

Assim que concluída a votação, a lista é enviada a Lula, que definirá os novos ministros. A pressão política deve se tornar mais intensa dali para frente.

Continua depois da publicidade