Em decisão da tarde desta terça-feira (10), a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela liberdade do prefeito de Bela Vista do Toldo, Alfredo Dreher, preso desde o final de abril na operação Mensageiro. É a primeira decisão emitida pelo STJ para a soltura de prefeitos presos na investigação do escândalo do lixo em Santa Catarina desde dezembro de 2022, quando foi deflagrada a primeira fase do trabalho do Ministério Público (MP-SC).
Continua depois da publicidade
Prefeito de Bela Vista do Toldo vira réu na Operação Mensageiro
No julgamento desta terça-feira, o relator do caso, desembargador Jesuíno Rissatto, foi acompanhado pelo ministro Rogério Schietti, para a manutenção da prisão. No entanto, os ministros Antonio Saldanha e Sebastião Reis foram favoráveis à liberdade. Com o empate, o que se impõe é a condição favorável ao preso. No entanto, a ministra Laurita Vaz, que preside a Turma, também votou pela liberdade e consolidou o resultado.
Dreher será solto com medidas cautelares que serão definidas pelo Judiciário. Até a decisão desta terça, o STJ havia mantido todas as prisões nos pedidos de habeas corpus feitos pelas defesas dos prefeitos investigados nas quatro fases.
A defesa do prefeito de Bela Visto do Toldo, com sustentação oral no julgamento, foi feita pelo Advogado Guilherme Silva Araujo que coordena a equipe de defesa de Dreher, que conta também com os advogados Pietra Inácio, Jhonatan Morais, Rafael Roxo e André Collares, todos do escritório Araújo & Sandini, que representa o prefeito desde o dia da prisão, em 27 de abril de 2023.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Prefeito de Ibirama preso na Mensageiro recebia mesada de R$ 2,5 mil, aponta denúncia