O serviço de internet Starlink, de propriedade do bilionário americano Elon Musk, já está disponível em Santa Catarina. Somente cinco Estados brasileiros contam com a opção da contratação da operação. Pelo mapa disponível no site da empresa, apenas Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais estão com a cobertura do projeto.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
Em SC, uma parte do Extremo-Oeste ainda não tem a opção de contratação da Starlink. No entanto, para ter acesso à internet de Musk, é preciso comprar o kit do serviço. Ele vem com roteador, antena e cabos de instalação. Além disso, é preciso assinar o serviço e pagá-lo mensalmente.
O custo dos equipamentos varia em torno de R$ 4 mil. Já o valor mensal sai por R$ 744, conforme uma avaliação feita pelo portal Mundo Conectado. No site da Starlink, a promessa é de “internet de banda larga de alta velocidade e baixa latência em locais remotos e rurais em todo o mundo”.
A dicvulgação também fala que a internet é ideal para locais remotos, onde há mais dificuldade de sinal com outras operadoras. O desenvolvimento da internet é feito através da SpaceX, empresa de Musk que constrói foguetes: “Como o principal fornecedor mundial de serviços de lançamento — o único fornecedor de foguetes reutilizáveis de classe orbital —, a SpaceX tem experiência profunda tanto em naves quanto em operações espaciais”.
Continua depois da publicidade
Leia também:
STF derruba decreto de Bolsonaro que esvaziou conselho de fundo ambiental
Comprado por Elon Musk, Twitter tem 16 anos e cerca de 217 milhões de usuários
Quais mudanças podem ocorrer no Twitter com a compra por Elon Musk