O projeto de transformação da antiga área do Forte São Luís, em Florianópolis, ficou apenas no papel. O Beiramar Shopping, que em 2019 havia assinado um termo de cooperação para adotar o espaço, desistiu de seguir com a construção. Isso porque há uma ação civil pública em andamento na Justiça Federal da Capital que questiona os serviços feitos no local. A praça do forte fica em frente ao shopping, entre a Avenida Beira-Mar Norte e a Rua Bocaiúva.

Continua depois da publicidade

A oficialização da desistência ocorreu na última segunda-feira (2), em ofício enviado ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. O ponto central das discussões é o sítio arqueológico que existiria no local. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) havia autorizado os serviços com a condição de um estudo específico e preservação dos achados arqueológicos.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Mesmo assim, o Ministério Público Federal (MPF) discordou do entendimento e entrou com a ação na Justiça Federal. O shopping alegou que não pode ficar atrelado a um projeto “ad aeternum” na expectativa da solução de demanda que independe da vontade da empresa e cujo prazo não pode ser aferido.

O projeto feito pelo empreendimento previa a recuperação do espaço através de uma praça. O desenho arquitetônico já havia sido apresentado, e previa um espelho d’água no centro do espaço.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Bolsonaro vem a SC pela 10ª vez; catarinenses ainda esperam entregas

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

Acesse as últimas notícias do NSC Total