A implantação dos ônibus nos morros de Florianópolis no modelo chamado Formiguinha mostra que a Capital ganhou uma nova alternativa para atender as comunidades do maciço do Morro da Cruz sem altos gastos. Quem mora na cidade já deve ter ouvido falar diversas vezes sobre os planos de gestores públicos de colocar um teleférico para atender a região. A proposta, porém, ficou só na maquete. Com o Formiguinha, então, chegou a vez de engavetar de vez a ideia e apostar no que é efetivo e de custo menor.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Nas próximas semanas, aliás, a prefeitura deve anunciar o começo da operação da terceira linha, que vai se somar as outras duas que já passam pelo Mont Serrat em direção à Serrinha e pelo Horácio em direção ao Saco dos Limões. Com veículos menores, o formato vai se mostrando viável e ágil, uma das principais necessidades de quem mora nas comunidades do maciço.

Há décadas que Florianópolis ouve falar sobre a ideia de um teleférico. Recentemente, a pauta voltou à tona em estudos feitos pela prefeitura, que enxerga potencial na questão de mobilidade e turismo. Na prática, porém, as ideias são se comando e ficando apenas no papel.

Apesar de não ter um papel essencialmente turístico, o Formiguinha também pode ganhar essa proporção se for bem estruturado e divulgado. Com a subida até as comunidades num baixo custo e com agilidade, os ônibus menores tornam-se excelentes alternativas para a mobilidade, com potencial enorme de alavancar o turismo nos morros nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Mesmo sem nem ter saído do papel, o teleférico precisa virar coisa do passado em Florianópolis. A nova moda, que veio para ficar, é o Formiguinha.

Veja abaixo fotos do Formiguinha operando em Florianópolis: