O intervalo para aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca contra a Covid-19 foi diminuído em Santa Catarina. Assim como adotado em outros Estados, agora a imunização pode ocorrer em um prazo entre 10 semanas, e não mais 12 como vinha ocorrendo. A orientação foi dada no começo desta semana pela secretaria de Estado da Saúde (SES) através de nota técnica definida em conjunto com os secretários municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com o documento, pode ser antecipada a aplicação para o período de 70 dias “com o intuito de organizar o processo de vacinação e de evitar o atraso no período recomendado para a aplicação das doses deste fabricante”. Antes eram necessários 84 dias. A mudança, de acordo com a SES, não traz prejuízo para a imunização.

Outros quatro Estados já adotaram a mesma antecipação nos últimos dias: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. O Ministério da Saúde, entretanto, ainda segue recomendando que a aplicação ocorra no intervalo de 12 semanas.

Por isso é que outras regiões do país ainda discutem a mudança. São Paulo e Rio Grande do Sul também estudam a alteração nos prazos, mas ainda não confirmaram a substituição da regra.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Urupema terá rua coberta, como em Gramado, para reforçar turismo

Quem vacina mais em SC? Disputa entre prefeituras ajuda a combater a Covid-19

Moisés vai deixar o PSL ainda em julho

Concurso público da secretaria da Fazenda de SC para 58 vagas é autorizado