Com prazo de conclusão no final do primeiro trimestre de 2025, as obras de reforma da sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC0, em Florianópolis, vão dar cara nova para o local e um espaço multiuso. Os trabalhos preveem diferentes tipo de serviço. A recuperação do icônico espelho d’água ao redor da Capela Ecumênica de Santa Catarina de Alexandria será um ponto de destaque na paisagem, segundo a previsão da obra (veja fotos abaixo).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O projeto paisagístico é do escritório Terraço, assinado pelos arquitetos Rodrigo Gheller e Laura Rotter. Árvores que apresentam riscos aos passantes ou de espécies invasivas serão substituídas por plantas nativas, como ipês, palmiteiros e jerivás. A substituição conta com plano de manejo e compensação ambiental supervisionado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), de acordo com o TJ-SC.
A Praça Cívica será redesenhada. Uma das intenções projeto paisagístico é “suavizar o estilo arquitetônico brutalista, ou seja, o uso aparente de materiais construtivos que marca os prédios públicos do entorno da praça Tancredo Neves, como a Assembleia Legislativa, o prédio do Fórum Des. Eduardo Luz e a própria Torre I do Tribunal de Justiça”.
Segundo a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), a revitalização da parte frontal do TJSC deve ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2025. Já o novo acesso para pedestres ficará interditado até o dia 23 de outubro de 2024.
Continua depois da publicidade