A secretária de Integridade e Governança do governo de Santa Catarina, Naiara Augusto Czarnobai, deixou o cargo. A confirmação da saída ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (9). Pelo Diário Oficial do Estado (DOE), o governo Carlos Moisés da Silva concedeu exoneração a ela. Naiara estava no cargo desde o início da gestão, em janeiro de 2019.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na mesma edição do DOE, ela foi indicada para assumir um cargo interno de consultora executiva no governo. Em sua lugar, na secretaria, vai responder cumulativamente o controlador-geral do Estado, Cristiano Socas da Silva.
A pasta de Integridade e Governança foi criada pelo governador Carlos Moisés na reforma administrativa aprovada na Alesc em 2019, assim como a Controladoria-Geral. Os dois órgãos vieram para ajudar no controle dos processos internos do Estado.
Ainda não houve um posicionamento oficial do governo sobre a saída. A coluna procurou a ex-secretária, que disse estar cuidando dos últimos detalhes. Segundo ela, uma nota deve sair pelo governo. Nos próximos dias Naiara vai transmitir as informações da pasta ao secretário interino. Ela não detalhou, entretanto, o motivo da mudança.
Continua depois da publicidade
Mulheres no primeiro escalão
A saída de Naiara da secretaria faz com que o governo Moisés fique com apenas uma mulher nos postos de comando do primeiro escalão de cargos de confiança. Daniella Abreu permanece na função de secretária de Assuntos Internacionais. Em cargos como as presidências da Casan e da Epagri/Ciram o comando é de mulheres.
Correção
Diferentemente do que havia sido publicado inicialmente, há uma mulher no primeiro escalação do governo Carlos Moisés. É Daniella Abreu, secretária de Assuntos Internacionais. O texto acima já foi corrigido.
Leia também:
Ônibus intermunicipais rodam sem contrato em SC; Estado planeja regularização
Segunda dose da vacina da Astrazeneca é antecipada em SC
Ônibus intermunicipais da Grande Florianópolis terão cartão integrado
Compra de vacinas contra Covid-19 no Brasil ganha ares de escândalo
Neve em SC: Estado mais frio do Brasil perde dinheiro sem infraestrutura
Empresários do turismo de SC vão pedir volta do horário de verão a Bolsonaro