Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública mostram que Santa Catarina se destaca por uso de ferramenta do governo federal no combate ao crime. Há três anos, o ministério lançou o Projeto Excel, que fornece softwares forenses e hardwares para as Polícis Civis do Estados com o objetivo de acelerar dar mais celeridade na extração e análise de celulares apreendidos de indivíduos envolvidos com o crime organizado.
Continua depois da publicidade
Até agora, SC é o quatro Estado do país que mais conseguiu autorizações judiciais para o uso do equipamento em situações específicas. Foram 201 pedidos, enquanto o restante do país contabiliza 2.350. O montante catarinense fica atrás somente do Rio Grande do Norte, Parané e Pernambuco.
Na prática, o trabalho é feito pelos policiais em todo o país mediante ordem judicial prévia de quebra de sigilo telemático no âmbito de inquéritos policiais. Ao todo, no país, as investigações com o Projeto Excel renderam prejuízo de R$ 1 bilhão às organizações criminosas.
Segundo o ministério, entre as principais investigações estão os crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubo (cargas, bancos, carro forte), lavagem de dinheiro, tráfico de armas e investigações relacionadas à pedofilia.
Leia também:
Posse da presidente da OAB-SC revela troca do perfil de Moisés em três anos
Continua depois da publicidade
Florianópolis aborda pessoas que pedem esmola nos semáforos: “há verdadeiras máfias”
SC aluga avião para conter crises em presídios
Paulinha diz que se filiará a partido que se “alinhe ao projeto” de Moisés; veja vídeo