A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu a autorização para a operação de mais dois aeroportos em Santa Catarina. Com isso, o Estado passa a ter 21 estruturas aptas a receber diferentes tipos de voos. Nesta quinta-feira (4), o órgão regulador do governo federal autorizou que sejam inscritos oficialmente os aeroportos de São Joaquim (Ismael Nunes) e de Dionísio Cerqueira (veja fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

No caso da estrutura da Serra Catarinense, não havia operação autorizada no local há 32 anos. Desde 1992 é que o aeroporto estava fechado oficialmente. Já no Extremo-Oeste, o aeroporto de Dionísio Cerqueira funcionou até 2013. Agora, depois de 11 anos, passará a operar normalmente.

Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, no começo de 2023, havia três estruturas fechadas entre as 21 que existem no Estado. Agora, com a liberação já ocorrida em Forquilhinha, no Sul do Estado, e as autorização de São Joaquim e Dionísio Cerqueira, todos ficam aptos.

As portarias da Anac ainda precisam ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU), mas o governo de SC já foi avisado sobre as autorizações.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos aeroportos liberados pela Anac: