Alguém puxar assunto sobre mudanças climáticas logo reflete no receptor da informação olhos virados para cima e a expressão: “lá vem o chato com essas coisas distantes da gente”. O problema é justamente esse: está cada vez mair perto de nós. E queres ver um exemplo: em uma semana, Santa Catarina teve dois tornados. Fora os demais registrados no último ano, inclusive um ciclone-comba devastador. Tudo isso vem das mudanças climáticas com o agravamento do aquecimento global.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Mais do que outras partes do país, SC não pode fechar o virar os olhos para esse assunto. Nos últimos anos, há um aumento dos fenômenos climáticos em terras catarinenses.
Desde furacão até estiagem, as cidades do Estado passaram a conviver com as respostas do clima. Não há mais tempo a perder para que os efeitos climáticos sejam discutidos com mais intensidade nos municípios, nas escolas e pelo poder público como prioridade.
Evolução
Fica evidente que os catarinenses não encaram as previsões do tempo de chuva e possíveis temporais com atenção. As pessoas mantêm seus planos e ignoram o que acontece da janela para fora. Por isso que é fundamental um serviço eficiente de alerta da Defesa Civil, que atinja realmente os cidadões com informação precisa e orientação.
Continua depois da publicidade
São passos importantes para a evolução no comportamento de reação: a pessoa precisa receber a informação e saber como agir no caso de um alerta de fenômeno severo. Estrutura para isso já temos, basta avançar.
Leia também:
Secretaria do governo Moisés será extinta
Processo da operação Ave de Rapina aguarda sentença há dois anos
Deputados mantêm veto de Moisés a percentual maior do IPVA para as estradas de SC
Caso da professora que não quer se vacinar em SC vai parar no Tribunal de Justiça