Depois de quase cinco anos pronto, enfim será aberto o presídio de segurança máxima de São Cristóvão do Sul, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A estrutura foi concluída em 2016, mas por falta de agentes para trabalhar ainda não estava em operação. Nesta terça-feira, entretanto, o governo do Estado anunciou a contratação de mais 213 policiais penais formados no concurso mais recente. Com isso, será possível abrir unidades prisionais.
Continua depois da publicidade
Grande Florianópolis é a única região do Estado onde não avançam construções de novos presídios
A principal delas é a de São Cristóvão do Sul, que fica dentro do Complexo Penitenciário onde há também duas penitenciárias na mesma área. O novo espaço será destinado a presos de alta periculosidade, que atualmente ficam em outras unidades ou também são transferidos para presídios federais em outras partes do país. Recentemente, inclusive, a secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa fez o transporte de um detento catarinense para o sistema prisional federal.
Contratação de agentes prisionais em Santa Catarina esbarra em lei federal
O presídio do Meio-Oeste foi concluído em junho de 2016. Ele tem capacidade para 106 vagas, sendo 30 para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). O investimento foi de R$ 15,6 milhões. No RDD, o detento fica fechado dentro do espaço por 24 horas, com duas horas de banho de sol dentro da própria cela.
Continua depois da publicidade
Sistema prisional de SC tenta flexibilização de lei para contratar policiais penais
Os agentes que vão trabalhar no local não são os recém-formados, mas sim outros com experiência e treinamento específico.
Mais presídios abertos
Outros dois presídios serão abertos em Santa Catarina como a contratação de 213 policiais penais: o presídio de Tubarão e a nova ala do presídio de Joinville. As três estruturas ampliam em 614 o número de vagas para detentos no Estado.
> Presídio ou penitenciária? Entenda a diferença
O novo grupo de servidores se somado a 327 nomeados em janeiro, agora são 540 os agentes contratados do concurso que previa 600 vagas.
Leia mais:
Deputado Federal cobra regulamentação da Polícia Penal em SC