O processo seletivo para a contratação de professores em caráter temporário (ACTs) para a rede estadual de ensino em Santa Catarina teve 75.995 inscritos. O número é mais que o dobro do registrado em 2018, na seleção mais recente feita pela secretaria de Estado da Educação. Naquele época, foram 36.212 interessados nas vagas. O principal motivo apontado pela pasta para a alta procura é o salário. Recentemente, o governo aprovou na Alesc o novo piso para professores com formação em ensino superior e 40 horas/aula. Por isso, a remuneração-base passou a ser de R$ 5 mil.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em comparação com o processo seletivo de ACTs de 2018, outro motivo também ajudou a ter uma procura maior, que foi o incremento de vagas por causa do novo Ensino Médio e também da necessidade de segundo professor, modalidade usada na Educação Especial.
– Houve algumas vagas novas, que não estavam incluídas no processo seletivo de ACT passado, mas que não representam um acréscimo significativo. No último processo específico para segundo professor, por exemplo, foram 13 mil inscritos, mas boa parte deles havia participado também do processo seletivo anterior para outras vagas (como professor de Anos Iniciais). Enquanto as vagas para disciplinas específicas do Novo Ensino Médio também não representam um grande quantitativo comparado ao número de 75 mil – explicou o secretário de Educação, Luiz Fernando Vampiro.
Na avaliação dele, a expectativa da rede estadual é tornar o ambiente mais atrativo para os professores, o que na visão dele vem se confirmando.
Continua depois da publicidade
Homologação e provas
No dia 18 de outubro a secretaria vai publicar a lista com a confirmação das incrições dentro do processo de homologação. As provas de seleção estão marcadas para o dia 7 de novembro.
Leia também:
Pacote de reajuste salarial dos servidores de SC terá regulamentação de controle interno
Quem é o desembargador que vai comandar as Eleições 2022 em Santa Catarina