Após um impasse que dividiu especialistas em arquitetura e a prefeitura de Florianópolis, está concluída a primeira etapa da revitalização do Centro Leste da Capital catarinense. Foi entregue neste sábado a obra do calçadão da Rua João Pinto, que antes de ganhar esse nome era conhecida como a “Rua Augusta” de Florianópolis, em referência ao local com mesmo nome em São Paulo (SP). O calçadão faz parte do pacote de oito vias da região central que vão passar por recuperação.
Continua depois da publicidade
Todas as obras ocorrem no entorno da Praça XV de Novembro. Na João Pinto, ocorreu a recuperação do sistema de drenagem e foram feitas mudanças no piso, tanto para veículos como para pedestres. Por conta da polêmica ocorrida em 2021 e 2022 com arquitetos locais, a prefeitura divulgou que preservou partes dos meio-fios de granito, considerados de valor histórico.
As obras na região continuam. Na Rua Tiradentes, houve interdição do trânsito por 90 dias. Além da Tiradentes e da João Pinto, também passam por trabalhos as ruas Arcipreste Paiva, dos Ilhéus, da Praça Fernando Machado e a que fica em frente à Catedral, no entorno da Praça XV de Novembro, e a Rua Nunes Machado e o calçadão da Rua Antônio Luz (em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis).
As obras, segundo a prefeitura, têm recebido acompanhamento arqueológico, conforme pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A obra é feita pela Pavicon Construções Ltda., com custo de R$ 7,1 milhões. A promessa é que até fevereiro do ano que vem tudo esteja concluído.
Continua depois da publicidade