É perceptível nestes primeiros nove meses de governo federal que as BRs catarinenses ganharam bastante espaço na agenda em Brasília. Alguns sinais claros têm sido dados por figuras importantes na gestão Lula 3, numa demonstração de que obras importantes devem avançar até o final de 2023.
O próprio ministro dos Transportes, Renan Filho, tem sido um entusiasta das estradas catarinenses.
Continua depois da publicidade
Dinheiro federal nas BRs catarinenses em 2023 já supera 2022 e 2021 somados
Recentemente, ele divulgou um vídeo da NSC TV nas redes sociais com uma informação divulgada por este colunista sobre o volume de recursos aplicados até agosto deste ano. Além disso, Renan já esteve em Santa Catarina neste ano para vistoriar obras, em outra demonstração de que o Estado ganha espaço na agenda em Brasília.
Com a porta aberta no ministério e a disposição aparente do governo federal em injetar dinheiro nas rodovias federais do Estado, agora é a hora de as forças políticas e as entidades civis organizadas se articularem para que SC seja ainda mais beneficiada neste processo.
Por anos, os catarinenses reclamaram da falta da recursos necessários para avanços de obras como as duplicações das BRs 280 e 470, além de tantos outros projetos importantes. Agora, com um sinal de que as coisas podem efetivamente acontecer, a oportunidade não poderia ser melhor.
Continua depois da publicidade
Leia outros conteúdos de Ânderson Silva
Mesmo que a bancada catarinense sejam, em sua maioria, de oposição ao governo Lula, este é o momento de colocar em prática o discurso de que “não existe bandeira ideológica, mas sim a bandeira de Santa Catarina”. As discussões precisam ser unificadas para que o Estado se aproveite da melhor forma deste olhar mais apurado que vem recebendo.
Leia também:
Duplicação da BR-470 liberada é notícia a ser comemorada
Fotos atualizadas do Contorno Viário da Grande Florianópolis mostram situação das obras
Governo de SC publica edital do Universidade Gratuita; saiba como se inscrever
Governo de SC autoriza contratação de 45 servidores aprovados em concurso público